segunda-feira, agosto 28, 2006

Motivação

O que nos leva a ir em busca daquilo que desejamos sem ao menos ter certeza se irá nos fazer bem?
Unimos um conjunto de motivos que nos atrai para um caminho, como conseguir um emprego, alcançar a realização profissional, ir em busca de um amor, compra de bens materiais....
Este conjunto é formado internamente, quando realmente nos sentimos capazes de obter aquilo que tanto sonhamos nos sentimos motivados, contudo ainda temos que nos deparar com o incentivo, que é externo...Muitas vezes, o famoso "balde de água fria".
Durante algum tempo, observei reações de algumas pessoas, algumas sentem-se motivadas quando passam por uma grande dificuldade, quanto mais algo se torna difícil, mais forças elas encontram, onde a vontade maior é levantar, se reestabelecer, outras no entanto, desanimam e transmitem a sensação interna de fracasso, como se nunca fossem alcançar seus objetivos.
Aí entra o incentivo, para aqueles que têm tendência à queda... precisam do incentivo, que ocorre externamente, com a ajuda daqueles que o cercam e também ensiná-los a ter maior confiança.
Há algum tempo entrei em um blog chamado "pensar enlouquece", realmente se formos pensar em tudo e em todos não conseguiremos nos manter saudáveis mentalmente por muito tempo, mas com o tempo, percebi que pensar em mim, fazer planos, tentar concretizá-los honestamente tem me feito muito bem... Nunca fui tão egoísta... no bom sentindo do entendimento... esse egoísmo me motiva... e o incentivo, eu mesma me dou sem esperar de ninguém... Batizei essa sensação de O COMEÇO DO AMADURECIMENTO.
Descobri o quanto é bom amar... a mim ... me conhecer... saber que sou capaz... isso sim é motivação... força interior... vontade própria ... respeito por mim...
Unindo todas estas sensações, descobri que elas me motivam a ser uma pessoa melhor. Ainda faltam alcançar objetivos, sonhos mas o primeiro passo já foi dado e foi algo que tenho adquirido com o tempo...
Quanto ao incentivo, aquele que ocorre de fora para dentro... O "dentro" também precisa dar uma incentivo para aquele que está fora... Tudo é uma questão de MOTIVAÇÃO...

Nenhum comentário: