sábado, setembro 05, 2009

Escolhas

          As escolhas nos acompanham por toda nossa vida, mas como saber o que é  melhor para nós?
          Passamos por inúmeras dúvidas diárias como: Qual a melhor cor, o  melhor sapato, o que combina com tal roupa, o que vamos estudar, qual livro ler, que filme assistir, com quem vamos nos relacionar, o que vamos escrever etc.
          Tais perguntas rotineiras  podem ser respostas e  decisões para uma vida inteira.   Creio que a escolha  é a melhor amiga da decisão, elas andam juntas, confabulam pois com a escolha feita, é hora de decidir, determinar.
          Uma escolha mal feita pode ter resultados desastrosos, difíceis de serem consertados.
          Em nós, mulheres, há aquele sentido a mais que nos auxilia na hora de tomarmos decisões complicadas (ou até as mais simples), mesmo assism, muitas vezes pecamos por insistir nas piores escolhas. Quem nunca se arrependeu de algo e já disse para si: No fundo sabia que este não era o caminho, esta não foi uma boa escolha...
           Temos o livre arbítrio para seguir, seja na profissão, na vida pessoal, na crença, na cor da roupa, dos sapatos...O que importa é escolher  pensando no que será melhor para si, é claro, mas também se essa decisão não vai prejudicar seu semelhante.
          Não podemos agir com insensatez como andar de carro em velocidade máxima apenas porque escolhemos sentir adrenalina sem pensar onde estamos e que poderemos provocar um acidente.
          Há também as escolhas influenciadas, na verdade, estas não são escolhas nossas. Penso que na dúvida em que direção seguir, nos isentamos de responsabilidade e buscamos opinião de outras pessoas...A única coisa que escolhemos, nesse caso, é passar a escolha para outro.
          No nosso íntimo, sabemos perfeitamente o que é melhor para nós mas por medo de fazermos  más escolhas, acabamos por "passar o bastão" na ilusão de que poderemos mais tarde, ficar livre da culpa.
         O mundo está repleto de caminhos a serem escolhidos e sempre teremos responsabilidade sobre eles , mesmo querendo nos desviar, acreditando que o melhor, e sempre melhor é que a direção parta de nós, somente de nós, os maiores interessados!

Nenhum comentário: