quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Ternura

Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos
teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentando
Pela graça indizível dos teus passos
eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam
melancolicamente.
E passo te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a
fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da
alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento
de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito
quieta
E deixas que as mãos cálidas da noite
encontrem sem fatalidade o olhar extático
da aurora.

Vinicius de Moraes


Quando fiz 14 anos, ganhei como presente aquele famoso livro que muitas meninas leram na minha época: Confissões de adolescente de Maria Mariana.
Livro este que ainda tenho e guardo com muito carinho como outros que ganhei, cada um mostrando uma fase de minha vida.
Li Confissões por várias vezes, até chegava a chorar com algumas situações semelhantes as histórias do livro, hoje, só em lembrar dou muitas risadas destas doces recordações.
Mas tudo isso para falar de Vinicius de Moraes...
Assim q ganhei o livro, devorei e em um dos capítulos relatados pela própria Maria Mariana me chamou a atenção, ela contava como havia descoberto Vinicius. Eu lia sobre sua descoberta e tb descobria...Foi a partir deste capítulo que tb me apaixonei por ele, e entre todos seus poemas escolhi este, que foi amor a primeira vista, uma paixão antiga, daquelas que ainda sonho, como uma eterna adolescente que alguém ainda leia para mim....

6 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá!!

Passei por cá!!!
Adorei o poema! E também as "confissões"!!


Tudo de bom!!!

:))

Cadinho RoCo disse...

O poema, uma delícia. Sua maneira doce de apresenta-lo, outro poema.
Cadinho RoCo

Jovem Senhor disse...

Oi menina linda...
Vim te ler (bela escolha, Vinicius é sempre bom de se ler e tb gostei de ler sobre sua identificação com a personagem do livro que por sinal é uma auto-biografia), e tb. te desejar um FdS lindo...
Bjkas no coração.

Anônimo disse...

Espectacular...nem podes imaginar o significado que teve para mim...!!

Suzy disse...

Lê, pode até ser ilusão o que sentimos em de cada fase da vida, na busca difícil por um amor assim.
Mas o sonho é necessário.
Não conhecia esse poema, mas adorei travar conhecimento com ele aqui.

Bjs

Anônimo disse...

Queridos, essa é uma mensagem de retorno a atividade!
Voltei e deixei as explicações no meu blog.
Espero sua visita e breve voltarei a postar o que sempre postei, minhas idéias a respeito de tudo.
Mil vezes OBRIGADA! ao apoio que me deram, assim como as informações que me foram muito úteis.
Agradeço de coração todos os emails e comentários que recebi e desejo a todos uma ótima blogagem!
Beijos,
SôniaSSRJ (A original! E Voltando Para Ficar!)
Voltarei mais tarde para ler seus posts dessa semana em que fiquei fora da blogosfera!
SYA