quarta-feira, outubro 06, 2010

Uma das minhas paixões....

          Como já comentei em outros posts, há alguns anos, descobri a dança do ventre como uma de minhas grandes paixões e hoje, falo um pouco sobre ela, em especial a dança da espada.
          A dança do ventre é praticada originalmente em diversas áreas do oriente médio e ásia. Sua origem é primitiva, datada entre 7.000 e 5.000 a.C.
          É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.
          Os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulações de braços e mãos, tremidos (shimmies)...Eu saía das aulas sem fôlego de tanto tentar fazer o shimmie direitinho.... e batidas de quadril , entre outros.
          Entre as variações da dança: véus, taças, punhal etc...Vou falar um pouco sobre a dança da espada.
         Provavelmente, a origem da dança tem a ver com a chegada de guerreiros e guardiões das vitórias de guerra, quando as escravas pegavam as espadas e dançavam como uma espécie de troféu aos vencedores, ao som dos snujs. Equilibram-se as espadas na perna, no quadril, na cabeça e no busto.
          As músicas são lentas com ritmo como whada wo noz . Temos dois estilos de dança de espada: a folclórica, realizada por homem e a clássica realizada por mulheres. O primeiro estilo é folclórico e possui uma conotação de luta, realizada pelo homem mais velho da aldeia que golpeia a espada em um prato de metal. O segundo estilo, realizado pelas mulheres numa versão mais clássica, teve sua origem nos Estados Unidos, através da famosa bailarina Jamila. Conta-se que um árabe muito rico, em sua visita à Califórnia ficou encantado ao ver sua apresentação e a presenteou com uma espada de ouro.  Solicitou que a mesma realizasse uma apresentação a ele envolvendo a espada. Jamila, realizou um número muito bonito que mesclava equilíbrio com a espada e diversos movimentos sinuosos e de suspense. Ela realizou um cambrê apoiando a espada no chão de madeira e ao retornar ela ficou presa à madeira, perante os olhos do público o fato estava planejado em sua dança e foi muito aplaudido.
           Desde então, a Dança da Espada tornou-se um sucesso entre as bailarinas americanas invadindo todo o mundo árabe.

Deixo um vídeo da Ju Marconato, bailarina maravilhosa! Leveza, sensualidade, suavidade...Enfim, só vendo....



Nenhum comentário: